segunda-feira, 2 de julho de 2007

Chávez não se intimida com chantagem dos “papagaios do Império”

O presidente venezuelano Hugo Chávez não se intimidou nem um pouco com a ameaça do Senado brasileiro de não aprovar o ingresso da Venezuela no Mercosul caso ele não se retrate da posição expressa quando senadores brasileiros se imiscuíram em assuntos internos daquele país – o caso da não-renovação da licença da golpista RCTV. Vale lembrar: diante das manifestações inoportunas de senadores brasileiros a respeito do affair doméstico da Venezuela, Chávez acusou-os de serem papagaios do Império.

O Senado brasileiro, que está cada vez mais desmoralizado pelos sucessivos escândalos que assomam do presidente da instituição a senadores menos graduados, faria melhor se não comprometesse a unidade do Mercosul e assim também seria poupado de ouvir os torpedos de Chávez:

- “Se não pudermos entrar no Mercosul porque a direita brasileira tem mais força do que a idéia de integração, nós nos retiramos do Mercosul.

- “Não estamos interessados em ingressar no velho Mercosul, que não quer mudanças.

- “Se não podemos ingressar no Mercosul porque a direita brasileira tem mais força, então nos retiramos.

- “Em um Mercosul que está marcado pelo capitalismo, pela competição feroz, não estamos nada interessados em ingressar, assim que dessa maneira poderíamos comprazer a direita brasileira e a direita paraguaia. Se eles no querem que nós ingressemos no Mercosul, não temos nenhum problema. Inclusive sou capaz de retirar a solicitação [de ingresso] e nos dedicamos de cheio à ALBA [Alternativa Bolivariana para as Américas], porque nossa prioridade é construir nosso modelo de desenvolvimento.

- “[queremos] a integração baseada na irmandade, na cooperação, na solidariedade, que coloca na frente o social, como estamos fazendo Cuba e Venezuela e que agora se soma Nicarágua e Bolívia.

Um comentário:

Henrique Menezes disse...

Meu nome é Henrique Menezes e sou bolsista de iniciação científica do professor de Comunicação da UFRGS Alex Primo.

Estamos realizando uma pesquisa sobre blogs. Nesta quinta (dia 5 de julho) estaremos conduzindo uma entrevista em grupo com blogueiros de Porto Alegre, às 19h, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Você teria condições de participar?

Sua colaboração seria muito importante para a compreensão desse fenômeno da cibercultura que é a interação em blogs.

Por favor, entre em contato através do e-mail de nosso laboratório de pesquisa: limc arroba ufrgs ponto br