sábado, 23 de junho de 2007

Reveladas ações criminosas e ilegais da CIA de 1950 a 1970

Muitos documentos secretos da CIA [agência de inteligência, a “KGB” dos Estados Unidos] relativos aos anos 1950 a 1970, serão abertos e liberados. Tais documentos são conhecidos como “jóias da família”, e reportam ações de espionagem, seqüestros, infiltração de agentes, atentados, conspirações e toda a série de ilegalidades praticadas pela CIA no período.

Com a revelação dos documentos, finalmente são comprovadas as suspeitas de participação da CIA em crimes cometidos em várias partes do mundo. Nos últimos dias, alguns desses documentos vazaram, e então foram revelados planos para o assassinato de Fidel Castro e o congolês Patrice Lumumba e até a interceptação de quatro cartas da atriz Jane Fonda que à época foi uma importante ativista contra a Guerra do Vietnã.

Outros documentos, contudo, parecem ter sido sumidos, como é o caso do golpe no Chile. Segundo memorando de Henry Kissinguer de 1975, quando era Secretário de Estado dos Estados Unidos [a Condolezza Rice daquela época], “A coisa chilena não está em relatório algum” [assim mesmo: “coisa chilena”].

Longe de parecer alentador, estas revelações só confirmam a veracidade das ações criminosas de governos estadudinenses que sucessivamente autorizam a atuação criminosa da CIA para impor sua dominação imperial no mundo. O mundo ainda aguarda a abertura das “caixas pretas” de documentos dos anos 1980 até os dias atuais, onde o controle “orweliano” do império é cada vez mais assustador.

*** *** ***
A propósito, vale ver o filme “O bom pastor”, dirigido e atuado por Robert de Niro e atuação de Angeline Jolie, Matt Damon, que retrata a devoção de um agente da CIA [contracenado por Matt Damon] na tentativa de invasão de Cuba, em 1961.

Nenhum comentário: