sábado, 28 de outubro de 2006

A onda é vermelha, mas tem de ser aproveitada

Esta não será a primeira nem a última eleição em que pesquisas apresentam prognósticos aberrantes mesmo às vésperas da votação. A pesquisa IBOPE que sairá na Zero Hora deste sábado, 28/10, outra vez prestará um desserviço à democracia publicando resultados absurdos.

Pesquisa eleitoral não substitui a consciência do povo! E tampouco antecipa a vontade popular. Por isso, as próximas 48 horas serão dramaticamente decisivas para consolidar um potencial concreto de vitória de Olívio e Lula no Rio Grande do Sul. A onda é vermelha nesta reta final da campanha; sentem-se os ventos da viragem que garantirão a mudança do Rio Grande com Olívio e do Brasil com Lula.

Ocorreram simultaneamente três processos nesses últimos dias com impactos diferenciados: i] o crescimento de Olívio nos eleitores indecisos; ii] a transferência direta de votos de Yeda para Olívio e iii] a diminuição da votação espontânea em Yeda sem, contudo, haver a transferência automática de votos para Olívio, mas sim temporariamente para o contingente de indecisos.

Houve, por isso, o aumento de pessoas que ficaram indecisas nestes últimos dias. Este universo deve estar girando ao redor de expressivos 13% do total de eleitores e é composto preponderantemente por mulheres. É este o contingente que definirá a eleição no domingo.

Por isso é prioritário o trabalho de consolidação da mudança de voto que já foi de Yeda mas que ainda depende de um empurrãozinho para migrar definitivamente para o Olívio. A onda é vermelha e favorece o esforço de convencimento e de busca de novas conquistas. Somente com o trabalho árduo e perseverante se converte o potencial de virada em vitória concreta.

Os ventos sopram a favor da viragem para continuar as mudanças com Lula e retomar as transformações do Rio Grande com Olívio.

Nenhum comentário: