quinta-feira, 12 de julho de 2007

Fujimori: outro neoliberal que se safa

Um juiz da Corte Suprema do Chile negou o pedido de extradição do ex-Presidente Alberto Fujimori, sob o pretexto de não haver provas do envolvimento dele com atos de corrupção e com esquadrões da morte durante o decênio que governou o Peru, de 1990 a 2000 [sic]. Para ser liberado da prisão domiciliar que cumpre numa mansão em Santiago, Fujimori aguarda a sentença final, que terá o mesmo rumo da decisão do juiz.

Fujimori, que pretendia retornar ao Peru para concorrer às eleições presidenciais do ano passado, ficou preso no Chile por motivos puramente formais/documentais. Como percebeu que as coisas não ficariam bem para ele no Peru, fugirá novamente para o exílio no Japão, onde pretende se candidatar ao Senado nas eleições do final desse mês. Como se vê, dupla nacionalidade sempre tem suas vantagens.

Fujimori, juntamente com Menem na Argentina, Collor e FHC no Brasil, Salinas no México, Andrés Pérez na Venezuela e quejandos, faz parte da marcante geração responsável pela destruição neoliberal do continente latino-americano. Foi destituído do governo por uma rebelião popular depois de serem revelados detalhes dos massacres e corrupção praticados pelo seu governo, sob o comando do principal assessor e ex-Ministro Montesinos.

Nenhum comentário: