quarta-feira, 6 de junho de 2007

G8 cabe num sofá, mas os pobres não entram

Até 1998 o G8 era G7, quando incorporou a Rússia, atendendo a reiteradas súplicas de Boris Yeltsin neste sentido. Como se percebe, o G7 [criado nos anos 1970] era mais uma das invenções do imperialismo estadudinense durante a guerra fria, e congregava as principais potências capitalistas do mundo para se opor à URSS e ao bloco socialista.

Com o ingresso da Rússia depois do desmonoramento da URSS, este clube de ricaços chamado G8 [Grupo dos 8] é composto desde então pelos Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália, Japão, Alemanha, Canadá e a própria Rússia.

Nesses dias, o G8 está reunido na Alemanha, encapsulado num fantástico sistema de segurança, para poder atentar contra os interesses toda a humanidade. No artigo “Somos mas de Ocho”, Jorge Gómez Barata analisa a reunião do G8, em Rostock, na Alemanha, em que “os ricos cabem em um sofá, porém os pobres, que são mais que oito, não estão convidados.”.

Diante da obsolescência do sistema das Nações e dos instrumentos de pasteurização neoliberal como o FMI, Banco Mundial, OMC, etc, o mundo necessita reinventar novos centros de poder e de relações horizontais entre povos e nações, ao invés de cultuar os encontros de poderosos cada vez mais acuados pela reação social.

Um comentário:

Claudinha disse...

Queria estar na Alemanha protestando!