terça-feira, 5 de junho de 2007

“Esta terra tem dono; ninguém no-la tira!”

Quase 350 anos depois, Sepé Tiarajú é postumamente vilipendiado.
A luta por ele travada contra os colonizadores espanhóis e portugueses terá sido inglória. Em pleno século 21 um novo colonizador passa a presidir a capitania hereditária da província de São Pedro desta feita, sem intermediários.

E, para grande desonra do desterrado Sepé, toda a transmissão de posse acontecendo no palácio de governo de sua ex-terra.

Esse é o sentido mais que simbólico da fotografia ao lado. Em solenidade pública de prestação de contas feita pela capatazia de sua intendência, são apresentados relatórios ao homem de aço que faz caridade com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade através do mago Falconi, remunerado a peso de ouro.

Todo trabalhinho filantrópico feito pelo caridoso presidente da província [ver Intendência Gerdau] de graça, sem nenhum custo para o erário. Nem mesmo a retribuição de benefícios fiscais, anistias, empréstimos privilegiados, leis de incentivo à cultura, etc etc e ... ... ...

Um comentário:

Claudinha disse...

Biruta, hipocrisia, cinismo, arrogância e mentira são as agendas do PSDB. Vivemos isso com o FHC, estamos passando com a Yeda. Ano que vem é eleitoral. Como articular-se-á a verdadeira oposição ao Fogaça, não a mentira opisicionista da Yeda para o Rigotto? Isso me preocupa. Tenho medo de que o povo porto-alegrense eleja outra impostura travestida de oposição.