terça-feira, 26 de junho de 2007

Elite branca: racista, intolerante, homofóbica e xenófoba






Há mais do que muita coisa em comum nas duas imagens.

Há, tragicamente, tudo em comum!

1] A empregada doméstica Sirlei Dias Carvalho Pinto foi brutalmente agredida às 4,30 horas da madrugada enquanto aguardava um ônibus na periferia do Rio de Janeiro para tentar atendimento médico.

Segundo o delegado de Polícia que preside o inquérito, os jovens agressores assumiram o risco de matar Sirlei: “Eles bateram várias vezes na cabeça da moça, ou seja, aceitaram o resultado-morte. Além disso, roubaram os pertences, como celular, carteira, que eram a única riqueza que ela possuía. Trata-se de uma tentativa de latrocínio”.

Os agressores são cinco jovens brancos, todos entre 19 e 21 anos, universitários, pertencentes à classe média alta carioca e todos residentes na Barra da Tijuca, onde Sirlei e outras mulheres negras “servem-nos” e às suas famílias. Eles alegaram que agrediram Sirlei imaginando que fosse uma prostituta!, como se isso fosse atenuante criminal!

2] O muro da Avenida João Pessoa, no Campus Central da UFRGS, outrora palco de pichações politizadas pela democratização do Brasil escritas pelo movimento estudantil libertário, agora desgraçadamente revela a face da intolerância e racismo que é invisível nas aparências da nossa sociedade, mas profundamente corrosiva na vida real. Ali diz: “negro só se for na cozinha do RU; cotas não”.

Os/as autores/as de tal pichação provavelmente sejam todos/as jovens, brancos, universitários, procedentes de famílias abastadas ou bem aquinhoadas que acessam a Universidade Pública e que não admitem que os negros e as negras que lhes servem nas cozinhas das suas casas freqüentem a Universidade Pública.

1 + 2] Morais da história [se é que existem morais nessas tragédias]:

a] em se tratando de “filhos da nobre elite branca”, a probabilidade de que os agressores e autores de tais crimes não sejam condenados é grande; e

b] qual o futuro do nosso país, tendo à frente uma geração capaz de atitudes tão deploráveis?

Nenhum comentário: