quinta-feira, 14 de junho de 2007

Samuel Pinheiro Guimarães nos leva à Era dos Gigantes

O embaixador de carreira Samuel Pinheiro Guimarães, que ocupa a função de Secretário-Geral do Itamaraty – equivalente ao cargo de Vice-Ministro de Relações Exteriores -, conquistou o prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano de 2006.

O prêmio refere-se à obra “Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes”, que Samuel Pinheiro Guimarães lançou no ano passado pela Contraponto Editora. “Desafios Brasileiros” é exuberante em informações, no didatismo e na fundamentação histórico-social. Deveria receber referência de uso obrigatório no ensino médio brasileiro.

Tendo tido o privilégio de ler as partes do livro à medida em que o autor generosamente me brindava com o envio dos capítulos concluídos, confesso ter sido tomado, já à primeira vista, por verdadeiro fascínio. No intervalo entre um capítulo e outro, a ânsia em receber o capítulo subseqüente para submergir fundo nessa experiência de ser brasileiro.

É, sem dúvidas, uma obra clássica e marcante, indispensável à formação de consciência e valores contra-hegemônicos que possam iluminar a construção da nossa identidade enquanto povo e nação.

Samuel Pinheiro Guimarães acumula uma notável produção literária, mas é com o quilate de “Desafios Brasileiros” que ele passa a freqüentar a galeria dos principais pensadores clássicos do Brasil.

Samuel, além disso, comprova sua excelência autoral para além do terreno literário. Ele é um dos principais artífices da política externa brasileira, uma obra que vem fornecendo ao Brasil do século 21 as pistas e os caminhos para a superação das disparidades regionais e sociais.

Essa condição, de “capitão e artífice”, dá somente a Samuel a indiscutível autoridade e contemporaneidade para escrever os urgentes “Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes”.

3 comentários:

Claudinha disse...

Depois de todos estes elogios, só nos resta adquirir o livro! :-)
Até, porque, "Desafios Brasileiros" não é pouca coisa para se revolver! Fiquei curiosa e já encomendei o livro.

Biruta do Sul disse...

Vale a pena, Cláudia. Deve estar melhor que a "prova".
Vamos ver se conseguimos fazer um lançamento do livro por aqui, e então pegas um autógrafo com o Samuel.
Um abração,

Biruta do Sul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.