sexta-feira, 15 de junho de 2007

Biocombustíveis versus alimentos

O relator especial das Nações Unidas para a Alimentação, o suíço Jean Ziegler, disse que “produzir etanol a partir de alimentos condenaria à morte por fome a centenas de milhares de pessoas no mundo”.


Ziegler acusou de hipócritas Estados Unidos, União Européia y Japão por estimularem a produção de álcool para diminuir a dependência de petróleo importado. “Existe um grande perigo para o direito à alimentação devido ao desenvolvimento dos biocombustíveis” declarou Ziegler em uma coletiva de imprensa no marco do Conselho de Direitos Humanos da ONU.


Ziegler acrescentou ainda que além da perda de vidas devido à fome, a adoção dos biocombustíveis já causa o aumento significativo do preço dos alimentos no mundo, como o que já ocorre no México, onde o preço do milho subiu 16% com o crescimento da demanda para biocombustíveis. [Fonte: Prensa Latina]


BiruTaDoSul tem trazido ponderações acerca dessa questão, que longe de configurar consenso, abre polêmica longe de serem superadas. À ver o que já foi aqui escrito.

Nenhum comentário: