sábado, 16 de junho de 2007

Olívio Dutra, 66: homem e monumento; moinho e vento

Nessa província gaúcha sentimos as alegrias e especialmente as dores, de modo diferente de como as sentem nossos irmãos das outras províncias do Brasil. Aqui costumamos sentí-las com dramaticidade, como dores lancinantes e de cortante agudeza.

Mas também aqui, em sensações dialeticamente equivalentes, encontramos entre nós maior força de cura, elaboração e superação das dores. Porque por aqui temos a honrosa oportunidade de coexistir humana e politicamente com seres diferenciados [ou simplesmente diferentes].

Daquele tipos que politizam a existência e humanizam a política; que tocam a alma porque só o que vale é purgar os pedaços de morte” dos corações. Daqueles “antiquados” que fazem política pela simples razão de acreditarem que é através dela – da Política - que se realizam os bons e melhores sonhos libertários e emancipatórios.

Nos 66 anos do Olívio Dutra, celebrados ontem à noite por centenas de amigos/as, companheiros/as e camaradas, o Flávio Koutzii – outro monstro desse gênero “antiquado” - foi escolhido para homenagear o Olívio em nome da “comunidade dos Petistas”.

Na melhor têmpera poética-revolucionária, Flávio assim falou de/ao nosso Mestre, Amigo, Irmão, Companheiro e Camarada Olívio:

Olívio,
Tu me desculpe a intimidade,
mas o cara mais parecido com o Laçador que conheço
És tu!
Os ventos passam
E tu ... firme, ali!
Nem o furacão te move.
As águas da chuva te tocam
E tu .... firme, ali!
Nem a tempestade te arrasta
Às vezes é o fogo, até amigo, que te atinge,
E tu ... firme, ali!
Nem o maior incêndio te queima.
O tempo, que é mais que tudo, passa,
E tu ... firme,sempre ali!
Nem as costas curvas,
Nem o olhar turvas.
Lembro da carta de Theo a Van Gogh, que dizia:
“Já não há moinho, mas o vento ainda sopra”
Palavras que me fazem pensar que
Tu és vento e moinho
O Laçador é monumento.
Tu Olívio,
Tu és um homem e um monumento.

Um comentário:

Unknown disse...

Olívio, como bem diz Flávio e Miola,é mais do que Vento e Moinho, é a essência deste conjunto, que nos fortalece na sua simplicidade,na sua altivez,no seu caráter e na sua coragem de gaúcho missioneiro.Companheiro de sorrisso largo e sincero, de abraço apertado, de cumprimento forte, como é sua alma.Olívio é o bom vento que sopra pelo Rio Grande, que acredita numa sociedade mais justa, mais humana e igualitária, que sonha e luta por melhores dias para o nosso povo.Homem de espinha ereta,coração tranqüilo e mente serena. Parabéns meu Mestre, pelos 66 anos, vida longa ao nosso missioneiro, em que o fogo amigo fortalece e o inimigo enaltece.
Carlos Morociny Marques (Morô)