segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Se afastando das bases

O candidato Turra anda na contramão das bases do PP em todo o interior do Rio Grande. Muitos prefeitos, vereadores e dirigentes partidários já manifestam a decisão de apoiar o candidato Olívio Dutra no segundo turno.

Olívio colhe os frutos do trabalho respeitoso, sério e republicano que manteve com representações de todos os partidos políticos quando foi governador do Rio Grande e depois como Ministro das Cidades. Olívio avançou e muito e valorizou os Municípios na perspectiva de uma verdadeira relação federativa.

A posição crispada de Turra contra o Olívio nos debates não agrada prefeitos, vereadores e simpatizantes do PP no interior, e pode afastar a base do PP do candidato Turra já no primeiro turno, o que pode ser ruim para as pretensões partidárias do PP.

Ao invés de realizar um debate programático, Turra tem preferido atacar Olívio. Parece querer constrangê-lo em relação a questões como a Ford e ocupações de terra. Olívio, contudo, responde com tranqüilidade, mas certamente preferiria avançar na apresentação de propostas para tirar o Rio Grande do buraco em que a coligação conservadora de Rigotto o meteu.

Turra também se passa quando nega sectariamente os avanços importantes tidos no RS com o governo federal, como o seguro agrícola.

Desse jeito, o candidato do PP acaba desempenhando um papel de “laranja” do PMDB e do governador-candidato Rigotto. E isso não agrada a setores identificados com o PP em todo o interior, que podem migrar de candidatura e apoiar Olívio já no primeiro turno.

Nenhum comentário: