segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A vitória do PT no Rio Grande do Sul - 3

Os resultados eleitorais positivos do PT no Rio Grande do Sul demonstram que havia um ambiente e uma tendência potencial de vitórias para o partido em todo o estado. Por isso, o desempenho preocupante do PT em Porto Alegre exponencia o peso dos erros – ou, se se preferir - dos desacertos cometidos na condução política e eleitoral. Alguns aspectos para se refletir:

* Maria do Rosário fez 179.587 votos, correspondentes a 22,73% do total de votos válidos; percentual que é inferior a todas as participações eleitorais do PT em Porto Alegre, com exceção de 1985 [primeira eleição em capitais depois do fim da ditadura militar, quando se apresentou com Raul Pont] e do primeiro turno a governador em 1990 com Tarso Genro.
* Foram eleitos 7 vereadores do PT e outro na coligação da Frente Popular; menor bancada partidária desde 1988. Ainda assim, o PT elegeu a maior bancada individual da Câmara de Vereadores.

* O PT já não teve a maior votação de legenda nesta eleição, perdendo posição para o PMDB.

São circunstâncias extraídas do primeiro turno eleitoral que, vistas em conjunto com o alto percentual obtido pelo atual prefeito, que foi de 43,84%, informam que é essencial o trabalho árduo acompanhado de drástica mudança na condução da campanha de Maria do Rosário para a reconquista de Porto Alegre.

A desvantagem de Marta Suplicy em São Paulo obrigará o PT a adotar uma campanha mais agressiva na disputa contra os adversários do governo Lula. Quem sabe esta necessidade não seja um aspecto a influenciar a mudança de fisionomia da campanha do PT em Porto Alegre no segundo turno.

Um comentário:

Claudinha disse...

Pensando bem, a diferença para menos se dá num contexto em que surge o PSOL e PCdoB e PSB saem da Frente Popular. Tenho a sensação, que essas "deserções" podem tb explicar a diferença.
Por outro lado, o PT municipal parece não ter conquistado novas adesões, novas lideranças e ter realizado trabalho de base nesses últimos anos.
Com o refluxo do conservadorismo no estado e na cidade, trata-se de uma situação muito dramática este segundo turno.
Claudia.