segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A vitória do PT no Rio Grande do Sul - 2

Enquanto isso, na cidade “gaulesa” de Porto Alegre, a principal vitória do PT foi a confirmação da ida da Maria do Rosário ao segundo turno para enfrentar o atual prefeito Fogaça. O desempenho do PT na capital, porém, exigirá um brutal trabalho de superação para vencer Fogaça e o condomínio conservador que se aglutinará em torno dele no segundo turno.

O PSOL, com os 9,22% de Luciana Genro e a eleição de duas vagas na Câmara de Vereadores, é um dos partidos que melhor se beneficiou na eleição em Porto Alegre. No contra-fluxo, o DEM e Ônix Lorenzoni diminuíram mais da metade dos votos que o candidato fez em 2004, despencando de mais de 80 mil votos na eleição para a prefeitura em 2004 para os 38 mil obtidos nesta eleição.

E para o PCdoB, a dureza foi grande: não só não se classificou para o segundo turno, como não elegeu nenhum vereador. Mas, devido à força de atração eleitoral da Manuela, o partido foi veículo para a eleição de 3 vereadores do PPS.

O PSDB da governadora Yeda, apesar de amargar o pior desempenho em eleições majoritárias em todas as eleições disputadas na capital, conseguiu eleger dois vereadores.

2 comentários:

alex santos disse...

O PCdoB resolveu servir de gado para 3 carrapatos da direita? Quase deu a eleição a fogaça no 1º turno e alavancou a direita, que agora voltará ao seu ninho... Triste fim para mais capítulo do eterno zig-zag dos comunistas...

Paulo Augusto disse...

Prestem atenção que o PPS votou no Fogaça, já no primeiro turno, passando uma senhora rasteira na Manu. O Fumaça fez 04 pts a mais do que vinha sendo divulgado e a Manu fez exatamente 04 pts menos. A tentativa foi ver se o Fumaça ganhava no primeiro turno. Não colou!!!
Um comentário sobre o crescimento do PT no interior: em São Lourenço do Sul o PT reelegeu Zé Nunes com quase 70% dos votos e na Câmara de vereadores passou de 02 vereadores para 05, fazendo maioria.