terça-feira, 7 de outubro de 2008

Dropes

Além do desastre do PSDB e da Governadora Yeda Crusius nas eleições, José Otávio Germano e João Luiz Vargas, dois dos implicados no escândalo do Detran e que tinham interesses diretos nas eleições, também se deram mal nos seus respectivos reinados. A esposa de João Luiz Vargas [JLV, como era registrado nos documentos da turma do Lair Ferst], Júlia Vargas, perdeu a eleição em São Sepé, e Pipa Germano, primo de José Otávio, ficou em terceiro lugar em Cachoeira do Sul.

No município de Teutônia, em que se apresentou um candidato único a prefeito, os resultados foram, no mínimo, desastrosos para o prefeito eleito. O novo prefeito de Teutônia, embora eleito com 49,73% dos votos, foi rejeitado pela maioria do povo teutonense, que votou nulo [47,90%] e em branco [2,36%], totalizarando 50,26% de votos contrários. A média de votos nulos, nas eleições municipais deste ano no RS, foi de 4,4%, mais de 11 vezes menos que os nulos observados em Teutônia!

4 comentários:

Claudinha disse...

Que legitmidade terá esse prefeito? Terá sido caso inédito no país, ou teve precedentes?
Chama-se Renato Airton Altmann, é do PP, comerciante e tem 44 anos

alex santos disse...

A propósito, como ficou o caso do conselheiro do TCE João Luis Vargas (PDT), depois que ficou provado seu enlameado envolvimento com a corrupção do Detran gaúcho? Ele continuará julgando as contas da yeda? Os colegas de Tribunal vão passar a mão por cima? alguém sabe o desenlace? Ou a pizza já esfriou?

Karin disse...

Conforme site do TSE, foram dois os canditados a prefeito.
Renato Altmann (PP) e Silverio Luersen(PDT).

Luciana disse...

Baita injustiça este comentário!!!
Silvério Luersen, o outro candidato, teve seu registro de candidatura impugnado na zona eleitoral, pelo TRE-RS e pelo TSE. O motivo: tinha condenação definitiva (transitada em julgado) por crime de licitação. Por isso, os votos a ele atribuídos são também considerados nulos. O nome de Luersen só apareceu na urna eletrônica por demora no julgamento do TSE (que ocorreu após a eleição). NO momento em que as urnas foram lacradas já existia o parecer da Justiça Eleitoral impugnando sua candidatura, porém ainda com recursos e tramitando nos diversos níveis da Justiça. Mas o TSE demorou demais (lembram dos atrasos nos julgamentos?). Teutônia viveu a apreensão de ter ou não dois candidatos até 24 horas antes da eleição. Assim, ele concorreu na eleição e o povo votou nos dois candidatos. Renato Altmann fez 8.959 votos (52,37% dos votos válidos) contra 8.149 (47,63%) de Luersen. POrém, como o TSE tomou a decisão definitiva somente após as eleições (pelos atrasos que havia nos julgamentos), e como a candidatura de Luersen não estava em condições no momento da apuração, o TSE considerou os votos nulos. INclusive, após a apuração final, o TSE apresentava Renato (prefeito eleito) com 100% dos votos válidos (porque os nulos não eram considerados válidos). Que fique o registro e a correção, porque os comentários acima foram (sem culpa), mas sem conhecimento de causa.