sexta-feira, 1 de junho de 2007

Fórum Social de 2009 no Brasil. Mas muito longe de Porto Alegre

Em 2009 a etapa mundial do Fórum Social Mundial será novamente centralizada e ocorrerá em Belém do Pará. Esta foi a decisão do Conselho Internacional do FSM que está reunido na Alemanha por esses dias, e que atribui centralidade à encruzilhada ambiental em que se encontra o mundo diante do aquecimento global e suas graves conseqüências.

Fossem outras as condições políticas e “ambientais” de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul que não o retrocesso conservador que se verifica, seriam maiores as probabilidades do Fórum realizar novamente uma etapa mundial no seu berço. Em outros tempos, Porto Alegre conseguia debater todos os temas contemporâneos de interesse da humanidade, inclusive a problemática ambiental.

Assim, será a primeira vez que o Fórum Social Mundial ocorre no Brasil mas muito longe de Porto Alegre. É, sem dúvida, uma derrota para Porto Alegre.

Espera-se que as más línguas neoliberais que acusavam o PT pela ida da Ford para a Bahia agora expliquem porque mandaram o Fórum para o Pará.

Um comentário:

Claudinha disse...

Mas, Jéferson, o Fórum nunca foi bandeira da turma neoliberal que governa esta cidade e este estado. Só serviu para discurso. Agora, há a possibilidade do choro, na medida em que o "evento" deixará o comércio, os serviços, a rede hoteleira e os taxistas ociosos no verão. É, talvez tenhas razão: a falta do dindim, a turma sente...
Abraço!