quinta-feira, 24 de maio de 2007

Uma Generala Libertadora nas Américas

Neste 24 de maio, o Presidente do Equador Rafael Correa promove póstumamente Manoela Sáenz ao cargo honorífico de Generala do Equador [Ler mais]. Esta mulher, uma lutadora anti-colonialista e anti-imperialista, em dezembro de 1824 recebera o grau de Coronel do Exército Colombiano em recomendação feita por Mariscal Sucre em carta dirigida ao Libertador Simón Bolívar:

Se ha destacado particularmente Doña Manuela Sáenz por su valentía; incorporándose desde el primer momento a la división de Húzares y luego a la de Vencedores, organizando y proporcionando avituallamiento de las tropas, atendiendo a los soldados heridos, batiéndose a tiro limpio bajo los fuegos enemigos; rescatando a los heridos. ... Doña Manuela merece un homenaje en particular por su conducta; por lo que ruego a S.E. le otorgue el grado de Coronel del Ejército Colombiano. Ayacucho. Frente de Batalla, diciembre 10 de 1824.

Nossos vizinhos e irmãos latino-americanos têm feito um esforço de reconstrução da própria memória e história. Além disso, a condecoração de Manoela Sáenz tem grande significação para luta pela emancipação das mulheres, e ajuda a revelar o protagonismo decisivo das mulheres nas lutas libertárias em todo o mundo e em todos os tempos.

Nenhum comentário: