sexta-feira, 25 de maio de 2007

O Ser e o Blog

As infinitas criações de formas e possibilidades de expressão atuais não são afeitas a mergulhadores de águas profundas. Os blogs que se proliferam feito baratas no lixo, por exemplo, ainda que anunciem uma possibilidade democrática maior, têm o poder de pulverizar, além de envelhecer, qualquer idéia em poucas horas.Para ler a crítica completa de José Pedro Goulart sobre o fenômeno da “blogsfera”, clicar aqui.

10 comentários:

iagê disse...

A diluição é uma estratégia de (des)comunicação. O blog pode ser a comunicação do futuro, mas, além dos problemas como o envelhecimento quase instantâneo da notícia, esbarram nos abismos sociais: os excluídos digitais. Por isso TV e jornais ainda devem ser o centro de disputa hegemônica - mais do que nunca.

Ótimo texto!

Guga Türck disse...

Pode até ser bomo texto, mas eu acho que ele anda acessando os blogs errados...

Claudinha disse...

Achei o texto provocativo. Perece-me que o autor exagera no que pensa ser a finalidade de um blog e ainda deseja uma comunicação que serviu para o século XX, mas não serve mais para o século XXI. Além disso, acho temerário afirmar que, depois de Sartre, não nasceu nenhum filósofo com o mesmo quilate. Quanto à mídia, nunca como antes ela teve caráter unificador, engajada no pensamento único dentro deste contexto neoliberal. Mas, se o interpretei corretamente, creio que ele se refere à uma mídia voltada à promoção da cidadania, não esta que existe e que é de revirar o estômago. E daí, concordo com o Goulart.

Jean Scharlau disse...

Olhem, sobre essa, que me parece ser A fraseidéiatchãns do pronunciamento - a de que os blogs pulverizam e envelhecem qualquer idéia em poucas horas - faço questão de dizer que isso ocorre sim, como ocorre com as idéias de Sartre, ou de qualquer outro menos ou mais cotado, assim que alguém toma conhecimento delas, seja lendo-as em livro ou no monitor. As idéias são isto: o combustível do foguete pensamento. Assim que o pensamento (o pensamento que se inflama e parte) entra em contato com elas, as queima, para chegar a novas idéias (ou a nada - mas é assim que a coisa funciona).

Só não envelhece a idéia que nunca é pensada nem discutida - e os blogs queimam as idéias mais rápido porque são lidos (e respondidos) mais rapidamente. Abraços.

Jean Scharlau disse...

Voltei pra dizer duas coisas. Não se procura tratados filosóficos em blogs, nem em jornais, porque eles não são publicados lá. E a outra coisa, respeitada essa anterior, é que muitas vozes falando juntas podem configurar barulho, ou canto, depende das escolhas e combinações, e aí concordo com o Guga.

Agora, falando em notícias nos blogues, e não em idéias, concordo com o Iagê, que as notícias envelhecem mais rápido nos blogs, mas também aqui elas nascem antes. Acho que o rádio e a TV trazem a voz e a imagem das pessoas, e isto é que faz esses veículos mais fortes (além do amplo alcance, claro). Os blogs, porém dão esta vntagem aqui, a de eu poder estar conversando com quem deu a notícia e outros - como fazem alguns programas de rádio que atendem telefonemas no ar.

Claudinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Claudinha disse...

Apaguei o comentário anterior, porque havia um erro horroroso... ahahahaha... Vamso lá, com o texto corrigido:
Scharlau, é exatamente isso que eu queria dizer em relação às finalidades de um blog e tu tiveste a paciência em explicitá-las. Completanto o meu comentário anterior, também achei o texto saudosista, considerando-se a idade do autor, que cresceu, estudou e se graduou numa época em que seria impensável uma pessoal comum ter acesso a 30 mil mensagens por dia, segundo apontado no livro, que estou relendo, "Mídia, Educação e Cidadania" do Biz e Guareschi, p. 134. Ou seja, parâmetros do século XX para o século XXI não tem mais como. Se isto é bom ou ruim, a discussão é outra. E tem mais: mesmo que explicite meus pontos de vista num blog, também me conecto com pessoas de pensamento semelhante e, aquilo que é individual, passa a ser coletivo, estabelecendo-se redes de pensamento por afinidade. Mais do que falar de nós para nós mesmos, ampliamos nossas visões de mundo, contrapomo-nos também numa ou outra questão pontual e essa interartividade é nova, boa e estimulante, pelo menos, para mim.

Jean Scharlau disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jean Scharlau disse...

Volto para me contradizer e ao Iagê, confirmar a mim, ao Iagê e à Claudia e acrescentar (Miola, isto é dialética?).

Sobre o envelhecimento das notícias nos blogues, ressalvo que algumas envelhecem rápido sim, mas outras não - vide (e aqui está a confirmação à Claudia, além daquela sobre o que ela disse do envelhecimento do autor e de sua ótica - eh-rê-rê ) a notícia dada pelo Dialógico sobre as concessões vencidas de várias rádios e TVs comerciais, que tem repercutido aqui e ali pelos blogues desde então. Já este texto aqui pretence ao campo das idéias, que não definham por envelhecer, mas por seguir adiante, e ser enriquecidas ou substituidas. Abraços.

alvorada na freeway disse...

Pulverizar idéias é uma ótima estratégia em tempos de brutalidade e hegemonização do pensamento e das cabeças. os blogs jogam pedras, a TV, o rádio e os jornais são canhões, associados então, são uma máquina de guerra. claro que trabalham dentro do limite de quem acessa a rede. mas com certeza cumprem desde o papel mais imediato de informar a militância social, que ressoa a informação postada do virtual para o real, até a contaminação com o extinto contraditório, desaparecido da prática vilã dos donos da visibilidade.
concordo com os que dizem que o autor do artigo está um pouco preso aos paradigmas da comunicação usual(rádio, tvs e jornais).