sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Ângulos da cena brasileira em análise

A eleição presidencial de 2006, principalmente durante o segundo turno, evidenciou alguns aspectos que marcarão o conflito político e de classes no Brasil no próximo período. Se sobressaem [1] o comportamento parcial e tendencioso da mídia, [2] a pregação odiosa da direita e a vilania contra Lula, o PT e as forças populares, [3] a deslegitimação do animus golpista em razão da formidável vitória de Lula e [4] a interpelação popular e anti-neoliberal do discurso de Lula nas eleições.

Além disso, a derrota do conservadorismo e da direita brasileira foi acompanhada da mais espetacular derrota da mídia no Brasil, inexitosa na tentativa de manipulação do debate público à feição do udenismo ressuscitado. A consciência do povo brasileiro acerca das melhorias propiciadas pelo governo Lula – ainda que limitadas e contraditórias – não foi entorpecida pela mídia e menos ainda escravizada pelo poder oligárquico.

A partir desses pressupostos, o simpósio Ângulos da cena brasileira em análise buscará refletir sobre as tarefas postas para a esquerda no segundo governo Lula e, principalmente, sobre as perspectivas para a realização das reformas sociais urgentes e necessárias em meio às tensões e contradições intrínsecas a um governo de coalizão.

Segundo governo este que se desenrola num cenário continental e internacional mais favorável ao avanço da consciência cívica mundial de oposição à hegemonia norte-americana e ao neoliberalismo e propício à maior integração de projetos solidários entre os povos.

Os conferencistas do simpósio serão Dilermando Toni – PcdoB, Miguel Rossetto – PT, Raimundo Pereira – Revista Reportagem e Roberto Amaral – PSB.

O simpósio acontece na próxima terça 19/12 às 19 horas na Casa dos Bancários, sendo uma realização do IDEA – Instituto de debates, estudos e alternativas de Porto Alegre e SindBancários - Sindicato dos Bancários de Porto Alegre com o apoio do SINTRAJUFE/RS, CPERS, Federação dos Bancários e CUT/RS.

Nenhum comentário: