sábado, 7 de outubro de 2006

Perderam os profetas da extinção da raça do PT

Só depois de 29 de outubro se poderá fazer uma apreciação conclusiva do resultado eleitoral de 2006 e da nova paisagem que se descortina no horizonte político brasileiro.

A disputa presidencial é o fator mais relevante que poderia alterar a balança em favor da direita, caso ocorresse a até agora improvável vitória de Alckmin.

Em ordem seguida de importância, contarão nesta contabilidade da esquerda e dos setores progressistas os resultados das disputas nos estados do RS, PA, PE, RN e PR, porque nos dois principais estados do país [SP e MG], o tucanato preservou seu quinhão eleitoral.

Mas o primeiro turno eleitoral permite concluir que o PT não foi moído como alardeava a direita rancorosa. Ao contrário, segue eleitoralmente tão ou mais forte quanto antes:

  • foi o partido com a maior votação nominal do país. É o mais preferido do eleitorado;
  • elegeu 83 deputados federais, que é o tamanho da atual bancada na Câmara dos Deputados, eleita com 91 deputados e que teve 7 dissidências para o PSOL;
  • ampliou para 4 governos estaduais em primeiro turno [AC, BA, PI e SE] em relação aos 3 conquistados em 2002, sublinhando a importante vitória obtida na Bahia;
  • ficará com 11 senadores, só 2 a menos que a atual representação no Senado;
  • elegeu 127 deputados estaduais, número equivalente à atual representação nos legislativos estaduais em todo o país.

Apesar do brutal massacre da mídia todos os dias contra todo o PT - e não só contra os estúpidos passados e presentes do Partido -, pode-se dizer que nesta eleição o povo não decretou a extinção da raça do PT como desejava o Grande Kayser do PFL, Jorge Bornhausen.

Aliás, parece que o povo não acompanha o comportamento fascista do seu PFL:

  • perdeu o governo da Bahia, onde seu colega oligarca reinava frouxo;
  • a bancada na Câmara dos Deputados foi reduzida de 84 para 65 deputados, ou seja, 19 a menos da atual bancada;
  • perdeu 4 governos estaduais que tinha, elegendo apenas o governador do Distrito Federal.

Nenhum comentário: