sábado, 5 de maio de 2007

Hércules 56 acontece na bela e doce capital

Com o apoio do IDEA – Instituto de debates, estudos e alternativas de Porto Alegre e outras instituições e patrocinadores, acontece a pré-estréia do documentário Hércules 56 na bela e doce Porto Alegre na próxima sexta-feira, 11/05.

Após a sessão de exibição, que iniciará as 19 horas, haverá um debate-depoimento com a participação de Ricardo Vilas, Flávio Tavares e o diretor Sílvio Da-Rin.


O documentário reporta a passagem do seqüestro do embaixador estadudinense Charles Elbrinck, arquitetado e executado por ativistas do MR-8 e ALN em setembro de 1969, durante a ditadura militar no Brasil.


Para a soltura do embaixador, as organizações exigiam a publicação de um manifesto [cuja redação incumbiu ao Franklin Martins], a libertação de 14 militantes políticos e a garantia de saída dos mesmos do país rumo ao exílio.


Dentre os ativistas políticos trocados, figuravam personagens ainda vivos e que atuam na política, nas artes e na cultura no Brasil de hoje, como Vladimir Palmeira, Ricardo Vilas, Flávio Tavares, Franklin Martins, José Dirceu, Fernando Gabeira e outros.


Hércules 56, que inspira o nome do filme, é o modelo do avião da FAB que transportou os militantes que tiveram a nacionalidade cassada e iniciaram um longo exílio a partir do desembarque no México.


A possibilidade de estrear o Hércules 56 nesta data na capital gaúcha foi se concretizando à medida em que programávamos a agenda de Ricardo Vilas em Porto Alegre [clicar], visando justamente condensar atividades comuns entre si, como o cinema, a música, a história e a política.


Ricardo é um dos nove militantes remanescentes daquela experiência, e foi o mais jovem dentre todos. Ele prestou depoimento para o filme-documentário, que relata os lados complexos da existência desterrada, de resistência, no exílio, da luta, da tenacidade e da saudade.

Nenhum comentário: