terça-feira, 1 de maio de 2007

Só falta você

Tá certo que os tempos são outros e que em lugar de discursos radicais, do rock e pop rebelde e de multidões empunhando bandeiras e reivindicações as celebrações do 1º de Maio tenham se transformado em chacretes animadas pelo pagode do Bráulio ou outros do gênero.
Mas bem que o Lula poderia ter participado das festividades em São Bernardo do Campo. Se tivesse dado uma esticadinha depois do enterro do Otávio Frias e permanecido em São Paulo desde a tardinha de segunda-feira [30/04], encontraria tempo para tanto.

É a primeira vez, desde 1979, que Lula deixa de participar da missa em São Bernardo alusiva ao dia internacional do trabalhador. Na verdade, em outra ocasião - em 1980, preso pela ditadura militar - também se ausentou da missa, porém sua família o representou.
Da primeira vez que participou da missa como Presidente da República, em 1º de Maio de 2003, Lula fez as seguintes declarações:
"Podem ficar certos de que a cada 1º de Maio eu estarei aqui, nesta igreja, neste mesmo horário, para, a cada ano, ir prestando contas das coisas que nós vamos fazer"
"Quero dizer a vocês, companheiros da Pastoral Operária, que podem ficar certos que todo 1º de Maio, às 9 horas da manhã, o presidente da República estará aqui para prestar contas do que estamos fazendo neste país".

Sinais de que os tempos são outros e de que o 1º de Maio no século XXI em nada lembra o passado.

Um comentário:

Jean Scharlau disse...

Pois é, mas 2003 já era o século 21. Pelo jeito o que fez a diferença foi o mandato 2, ou talvez ele ficaria desconfortável com aquele pessoal da antiga, com esses juros, com esse ministério...