sexta-feira, 4 de maio de 2007

Acontece na bela e doce Porto Alegre ...

O cantor e compositor Ricardo Vilas há vários anos divide sua carreira entre a França e o Brasil. Em maio deste ano, ele estará em Porto Alegre apresentando seu mais novo disco, Meu Caro Amigo. O CD, 24º álbum de sua carreira, traz participações e acompanhamentos de Wagner Tiso, Francis Hime, Lenine, Teca Calazans e outros músicos.
Ricardo Vilas fundou e integrou o Momento Quatro com Zé Rodrix, David Tygel e Maurício Maestro. O grupo defendeu com Edu Lobo a vitoriosa Ponteio no Festival da TV Record em 1967.

Após ser exilado em 1969, Ricardo percorreu um rico caminho como compositor e intérprete na Europa, ao lado de Teca Calazans e de outros grandes músicos. Na volta ao Brasil nos anos 80, ele dirigiu o Globo de Ouro, foi diretor musical do Sítio do Picapau Amarelo e produziu trilhas sonoras para várias novelas da TV Globo. Também teve músicas suas gravadas por intérpretes como Simone, Angela Maria, Nana Caymmi, Joyce, Sa & Guarrabira, Claude Nougaro.
Atualmente Ricardo faz mestrado em etnomusicologia na Universidade de Paris 8, onde estuda as conexões entre música e política no Brasil. Aliás, política é um assunto que sempre mobilizou o compositor. Militante desde a juventude nos anos 1960, fez parte do grupo de jovens ativistas que foram trocados pelo embaixador estadudinense Charles Elbrinck em 1969 e que tiveram como destino um longo exílio no exterior. Além de Ricardo, estavam no avião Hércules 56 da FAB que rumou ao México outros ativistas políticos como Fernando Gabeira, Flávio Tavares, Vladimir Palmeira, Franklin Martins e José Dirceu.
A presença de Ricardo Vilas em Porto Alegre recebe o apoio do
IDEA – Instituto de debates, estudos e alternativas de Porto Alegre
, da Adufrgs – Associação dos Docentes da UFRGS e do Sindbancários de Porto Alegre.

Um comentário:

Claudinha disse...

Biruta, estarei em Brasília nestas datas! Por critérios que não sei quais são, tive minha inscrição homologada e vou participar do I Fórum de Tvs Públicas em Brasília, representando o Comitê RS do FNDC.