terça-feira, 10 de outubro de 2006

Lula x Bush tupiniquim

Ontem a TV BAND realizou o tão esperado debate entre Lula e Alckmin. Muito foi comentado e escrito nas últimas 24 horas sobre o debate, portanto pouco haverá de ser acrescentado a essas horas. É difícil saber qual dos dois se beneficiará mais num confronto duríssimo e pautado por insultos e acusações pesadas.

Os mais entusiastas do debate foi justamente a mídia, que converte o que deveria ser a discussão programática e de esclarecimento democrático em um espetáculo de violência verbal e de ataques frontais.

Em termos táticos, Lula parece ter sido exitoso nas muitas ironias feitas, principalmente quanto comparou o totalitarismo de Alckmin à barbárie de Bush no Iraque. De sobra, pousou como um grande estadista.

E a tática de Lula também parece ter sido mais eficiente no objetivo de tornar Alckmin mais um governador do que candidato presidencial. De fato Alckmin pouco pôde conversar com todo o povo brasileiro, sendo chamado por Lula a se reportar quase exclusivamente ao povo de São Paulo – e sempre dando explicações.

O debate da BAND dá uma idéia da baixaria que teria sido um debate no primeiro turno com francos atiradores movidos a histeria.

Nenhum comentário: