sábado, 2 de dezembro de 2006

50 anos de Granma

Em 02 de dezembro de 1956, a bordo do iate Granma, Fidel Castro, Che Guevara e outros 80 camaradas de armas desembarcaram na província de Oriente, em Cuba, dando início à formação do Exército Rebelde que em 1º de janeiro de 1959 consumou a Revolução Cubana, esta epopéia socialista latino-americana que povoa desde então o imaginário de gerações humanistas e militantes em todo o mundo.

Juntamente com as comemorações alusivas aos 50 anos de desembarque do Granma em Cuba, se celebram os 80 anos de idade do Comandante Fidel Castro, completados em 13 de agosto passado. Mais de mil e quinhentas personalidades, ativistas, pensadores, políticos, cineastas, artistas, intelectuais e militantes de todas as partes do mundo participam das festividades apesar da ausência do comandante, que convalesce no hospital.

A imprensa internacional sonega o acontecimento, do qual participam o ator francês Gerard Depardieu, os presidentes René Preval do Haiti, Evo Morales da Bolívia, Daniel Ortega da Nicarágua e tantas outras representações. Emir Sader representa oficialmente o Partido dos Trabalhadores e, subjetivamente, também se faz representada toda “nuestra raza” que não foi extinta, como desejam os fascistas brasileiros.

Viva Fidel! Viva Cuba!
Hasta la victória, siempre!

Nenhum comentário: