segunda-feira, 6 de agosto de 2007

A rebelião dos pobres: Lula e as pesquisas

Jeferson Miola

As pesquisas de opinião têm reiterado resultados muito positivos de avaliação do governo Lula mesmo após a exploração macabra de acontecimentos. Fosse o caso de governo sem autoridade política e carente de identificação no imaginário popular e estaria seriamente abalado com os ataques desencadeados.

Por mais que a mídia golpista e a oposição de direita se esforcem em manipular a interpretação dos resultados da pesquisa Datafolha do último 02/08, o fato é que nem a monumental orquestração golpista feita a partir da tragédia com o avião da TAM conseguiu abalar a popularidade do presidente Lula.

Com 48% de avaliação ótima/boa, 36% regular [portanto 84% favorável] e apenas 15% de ruim/péssima, Lula supera até mesmo a avaliação que tinha no início do primeiro mandato, quando as expectativas em torno do seu governo eram as melhores que qualquer presidente do país já tivera. Vale recordar que em abril de 2003, o mesmo Datafolha detectou 43% de ótimo/bom, 40% de regular e apenas 10% de ruim/péssimo.

Até mesmo no extrato de entrevistados que viajam de avião e que correspondem a 8% da amostra do Datafolha, o resultado pró-Lula é insofismável, apesar dos sofismas da mídia em sentido contrário: as opiniões positivas perfazem 67% [29% ótima/boa e 38% regular] contra 30% que consideram-no ruim/péssimo. Deve-se sublinhar que esses resultados parciais foram detectados junto a um segmento direta e persistentemente massacrado com uma cobertura manipulada e editorializada do acidente e que só visou culpabilizar o governo.

Apesar desses resultados, a mídia golpista insiste na tese do desgaste do governo. É aceitável ter havido algum dano na imagem do governo e do presidente Lula, porém não a ponto de apresentar fissuras na identidade e na relação de confiança mantidas com a ampla maioria da população que o apóia. A pesquisa tampouco demonstra haver quaisquer sinais de deslocamento de bases sociais de apoio do governo e do presidente Lula em benefício do bloco oposicionista de direita.

Visto por um ângulo menos factual dos acontecimentos, arriscaria dizer que o comportamento da maioria pobre e sem-mídia do Brasil produziu o "Lulismo", um fenômeno acima e à parte do próprio PT e dos demais partidos e que se orienta pela identificação direta e pessoal da figura do Lula com as amplas camadas sociais que emergiram à vida civil devido às políticas públicas postas em marcha no seu governo.

São as políticas públicas de inclusão social e de afirmação de direitos que politizam parcelas imensas da sociedade brasileira principalmente no nordeste e norte brasileiros a partir das ações de cidadania como o Bolsa-Família e outros. A retribuição popular a Lula se concretiza através do apoio entusiasmado e relativamente incondicional, insuscetível a manobras difamatórias e golpistas. A classe dominante sabe que já não manda na opinião da sua empregada doméstica, e isso a irrita profundamente. Os pobres do Brasil felizmente estão deixando de ser escravos de consciência dos seus exploradores.

O “Lulismo” está para o Brasil do século 21 como o “getulismo” esteve no século passado. Ou como o “peronismo” argentino. São fenômenos de liderança e de carisma que atravessam os tempos em que se desenrolam. São fenômenos que costumam durar muito mais que a própria época de existência de seus personagens, que acabam eternizados como mitos.

Só por isso podem-se entender as motivações odiosas e preconceituosas da direita brasileira e da sua mídia golpista. Aproveitam inclusive a dor oriunda da tragédia do acidente aéreo para atingir o presidente Lula, assim como aproveitarão qualquer questão vil para tentarem atingi-lo mortalmente. Não se conformam com a derrota eleitoral e reviram-se em tentativas de manter o país num clima permanente de terceiro, quarto, quinto turno eleitoral.

Lula confia na capacidade de estancar o golpismo da direita com o “Lulismo”. Só é uma pena Lula não governar com setores partidários historicamente identificados com a origem do “Lulismo”, deixando de integrar ao seu governo aqueles que, na primeira ocasião de conflito essencial de interesses, o abandonarão.

Como diz o ditado, “não devemos pedir água a quem quer beber nosso sangue”. A indistinção político-partidária, inclusive, é causa essencial da degeneração sofrida pelo PT e das limitações programáticas que impedem o governo de avançar mais do que conseguiu até agora.

Nenhum comentário: