quinta-feira, 19 de julho de 2007

Sanha condenatória

A despeito da habitual parcimônia em casos de acidentes aéreos [no Brasil e em qualquer parte do mundo], e a despeito de sinais preliminares de que poderá ter havido falha humana e/ou de equipamento no trágico vôo 3054 da TAM, mesmo assim a imprensa golpista e a direita brasileira se esbaldaram em condenar o governo pela tragédia.

Agiram acusando diretamente na cobertura dos jornais, rádios e tevês, nos saites e blógues, com matérias mentirosas, parciais, ilusoriamente “científicas” e “especializadas” e com charges macabras e coisas do gênero.

Também agiram [e agem] subliminarmente. O melhor exemplar desse ramo da turma é o governador José Serra, que diferentemente da atuação no acidente da cratera da Linha 4 do Metrô de São Paulo, quando literalmente sumiu do mapa, agora atua com desenvoltura e busca colher todos os dividendos políticos com a tragédia. Serra atuou como comentarista, especialista, porta-voz, investigador, interventor, socorrista e, principalmente: fonte para a imprensa golpista.

É claro que a inação do governo em quase um ano de desarranjo do sistema aéreo brasileiro colabora para a fácil associação que a direita tenta fazer com o acidente. A presença do deputado Júlio Redecker do PSDB/RS dentre as vítimas, colaborará para a maior politização do assunto.

É de se perguntar se não será esta tragédia, explorada criminosamente pela mídia golpista e direita brasileira, o primeiro fator a contribuir com a erosão da imagem do Lula e do seu governo, que resistiu a muitos escândalos e adversidades. É uma reflexão que fica pr’outra ocasião.

******

Algumas pérolas publicadas:

- Emergência, o refúgio dos covardes, blógue do Marcelo Tas, a respeito do gabinete de crise do governo federal.

- Tragédia anunciada, a forma pasteurizada mais comum, aplicada em vários veículos

- Quando vai ser o próximo, Eliane Cantanhêde, FSP

- Uma dúvida para a Infraero esclarecer: a obra da pista já foi integralmente paga?, Fernando Rodrigues, FSP [pergunta-se: qual a pertinência da questão??]

- Brasil produz uma nova causa mortis: incompetência, Josias de Souza

- Governo é culpado por acidente, acusa Jungmann, no Terra Magazine

- O governo é culpado até prova em contrário, deputado, neofilósofo e neojurista Raul Jungmann

- 'Faltou boa vontade' com pista, diz especialista, James Rojas Waterhouse, professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo no Terra Magazine.

2 comentários:

Claudinha disse...

O Governo anunciou que fará pronunciamento amanhã (hoje). Veremos o que irá acontecer.

Joelson disse...

Muito bom post.
Me levou até o blog do Tas, que eu achava um cara mais sensato.
Parabéns pelo trabalho.