terça-feira, 17 de julho de 2007

Erosão do Império

É provavelmente no interior dos Estados Unidos que ressonam as vozes mais críticas à dominação imperial exercida pelo próprio país no mundo contemporâneo. Bem ilustram o fenômeno pessoas como Noam Chomsky, Danny Glover e Michel Moore.

O jornalista e escritor Cullen Murphy se integra a este time de celebridades com o livro “Are we Rome?” [Nós já somos Roma?], em que traça um paralelo entre os Impérios Romano e Estadunidense nas semelhanças e diferenças.

O autor destaca que certas características dos Estados Unidos - como a militarização excessiva, a expansão do domínio no mundo, a privatização de funções públicas, a “mentalidade que vê os EUA como o centro do sistema solar” e a arrogância – sinalizam o começo do fim da força imperial do país. Algo que não acontecerá, obviamente, depois de amanhã, mas que certamente acontecerá em tempos menores do que se imaginaria.

A Folha de São Paulo publicou entrevista com Cullen Murphy, na qual o autor expõe o conjunto de associações históricas e políticas que comprovam que os Estados Unidos se tornarão a Roma do século 21. Que seja em breve!

Nenhum comentário: