A crise do sistema hipotecário dos Estados Unidos, que arrastou o mundo na maior crise do capitalismo desde 1929, parece ter apresentado um primeiro espasmo em Porto Alegre, precisamente no Bairro Chácara das Pedras, no agora remoto ano de 2006.
Terá sido a governadora Yeda Crusius a primeira e rara brasileira a se beneficiar da corrosão do “subprime” nos Estados Unidos? [“subprime” = título imobiliário de alto risco que faz parte da orgia financeira especulativa].
Uma explicação plausível da ciência – a estas alturas do campeonato não é recomendável “comprar-se” as explicações do mercado, sobretudo o imobiliário – pode indicar que sim, a governadora fez um negócio da China: comprou por 700 – 800 mil reais, no final de 2006, a casa que em março de 2006 era anunciada por R$ 1,450 mil. Além da pechincha do preço, o Senhor Laranja, vendedor do imóvel , que paradoxalmente alegava razões de urgência para a venda a preços tão módicos, parcelou o pagamento.
Com a chegada definitiva dos efeitos da crise no Brasil, muitos amigos e pessoas conhecidas que residem na Chácara das Pedras e na Vila Jardim receiam que, a partir dos parâmetros da transação imobiliária feita pela governadora, seus imóveis sejam desvalorizados a ponto de terem de indenizar potenciais compradores.
2 comentários:
Queria saber ganhar dinheiro assim. Ultimamente não tenho conseguido nem o básico. Pode acreditar. Estou desempregado e completamente "fudido" (desculpe o termo).
Fina ironia... Muito bom! :-)
Postar um comentário