quinta-feira, 17 de maio de 2007

Privatização do Araújo Viana

Em conversa com BiruTaDoSuL sobre a entrega do auditório Araújo Viana para uma empresa explorar, o ex-Secretário de Cultura de Porto Alegre, Vitor Ortiz, fez as seguintes observações:

O governo municipal deveria solucionar diretamente o problema do Araújo Viana, pois é um equipamento público e, além disso, importantíssimo para a cidade. Se não tivesse orçamento próprio, deveria ter priorizado a recuperação do Araújo através da busca de mecanismos alternativos, como as leis de incentivo, linhas do BNDES e outros canais que poderiam ter sido utilizados.

A opção do governo atual não pode ser vista de outra forma senão a da privatização. Quem passará a programar e principalmente comandar a programação, o tipo de uso e o público freqüentador do ex-espaço público serão os interesses privados. Ninguém seria louco de fazer um investimento de aproximadamente 10 milhões de reais sem esperar um retorno ainda maior.

Esta decisão reflete com muita clareza o deliberado afastamento da PMPA de seus compromissos com o desenvolvimento cultural da cidade e com a inclusão dos portoalegrenses neste contexto. Essa tendência é absolutamente inversa à tradição construída por várias gerações anteriores.

Um comentário:

Claudinha disse...

Ou seja, entre o bem público e o bem privado, prevaleceu o último que é a cara da Administração Fogaça!