terça-feira, 15 de maio de 2007

O Fórum Social na encruzilhada

Com um artigo reflexivo sobre o estado das artes do Fórum Social de Porto Alegre após as sete edições mundiais até aqui realizadas, o cientista político Walden Bello, que também é integrante do Conselho Internacional do FSM, abre de maneira muito positiva o debate sobre o papel do Fórum e as perspectivas de futuro para o movimento altermundista.

Esta análise destoa de algumas posturas patrimonialistas que vicejam nas instâncias brasileiras e internacionais do Fórum, que ao invés de se dedicarem ao esforço aberto e democrático de reflexão sobre o processo e seus desafios, andam em círculos com atestados genéticos de paternidade. Além de atuarem na retranca contra posições que possam balançar o “cartório”.

O atual estágio de desenvolvimento do Fórum é propício para a realização de retrospectivas sobre o processo e de projeção de estratégias, políticas e funcionamento ajustado aos complexos desafios mundiais. Para ler o artigo de Walden Bello, clique aqui. [quando solicitado, digite a senha "walden" para acessar o arquivo]

Nenhum comentário: