segunda-feira, 30 de outubro de 2006

Quem é o maior vitorioso?

O PSDB e o PFL foram as principais forças derrotadas nas eleições gerais de 2006. O PFL perdeu 3 de quatro governos estaduais conquistados em 2002, e o PSDB perdeu um. As bancadas dos dois partidos na Câmara Federal perderam 19 deputados do PFL e 4 deputados do PSDB.

Mas a principal derrota foi o revés eleitoral de Alckmin, que perdeu 2,5 milhões de votos, combinado com o desempenho exuberante do Lula, reeleito com 58 milhões de votos, 60,81% do eleitorado. A direita perdeu no objetivo estratégico de fazer do segundo turno o prosseguimento sem tréguas do combate furioso ao governo Lula e deslegitimá-lo e desestabilizá-lo permanentemente.

Do lado vitorioso, quem se saiu melhor - Lula ou o PT? É fato que o PT saiu fortalecido, apesar dos prognósticos [ou torcida] sombrios que indicavam não só sua derrota estrondosa como o próprio comprometimento de sua existência – Bornhausen, por exemplo, disse que o Brasil se livraria da “raça” dos petistas por pelo menos 30 anos.

O PT sobreviveu ao massacre jamais desferido contra nenhum partido político no Brasil, e saiu-se fortalecido da eleição ao preservar a representação parlamentar existente desde as dissidências do PSOL, ao receber a maior votação nominal do país, ao conquistar cinco governos estaduais e ao repetir a representação parlamentar nos legislativos estaduais.

Mas Lula e o “lulismo” – mescla de carisma pessoal e capital eleitoral baseado nas políticas sociais de governo – sai da eleição ainda mais fortalecido. O “lulismo” opera simbolicamente acima e por fora do PT, e o próprio Lula realizou alianças políticas e eleitorais muito além do espectro de centro-esquerda, chegando à centro-direita. A questão fundamental é saber se o que é bom ao “lulismo” também é bom para o PT.

Nenhum comentário: