terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Brasil deveria propor Conselho de Segurança na Faixa de Gaza

A visita que faz o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, a Palestina e Israel, apesar de válida e importante, poderia ser substituída por um gesto mais agudo de diplomacia, se o Brasil deseja se credenciar como poder ativo e de influência efetiva na diplomacia internacional.

Por exemplo, o Brasil poderia tomar a iniciativa de propor a instalação do Conselho de Segurança da ONU na Faixa de Gaza até que as resoluções das Nações Unidas, sistematicamente descumpridas por Israel com a complacência dos EUA, fossem cumpridas. No mínimo, a presença do Conselho de Segurança e de autoridades de todo o mundo impediriam o prosseguimento do banditismo genocida que está em curso na Faixa de Gaza.

Agora que finalmente o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, pretende ir ao Oriente Médio fazer novos “apelos” de cessar-fogo, ganharia ainda maior transcendência uma proposta dessa natureza feita pelo governo brasileiro. Aliás, seria até uma forma de compensar o imperdoável atraso do maior dirigente da ONU, que sinaliza a viagem somente depois de feroz destruição e quase mil mortes contabilizadas, a imensa maioria crianças e civis palestinos.

Seria, enfim, uma tentativa digna diante da indecência com que as Nações Unidas se curvam aos mais flagrantes crimes de guerra que estão sendo cometidos por Israel.

Um comentário:

Iohannesmaurus disse...

Acho que é boa ideia do punto de vista propagandístico, mas infelizmente é pouco praticável. Hoje os israelenses já bombardearam o edifício da UNRWA (Agência da ONU para os regugiados palestinos em Gaza). Além disso a hipótese de dois Estados tem-se voltado impossível. A Palestina árabe é um puzzle com doze peças a mais grande das quais é Gaza. O Estado palestino ao lado do Estado judeu é inviável. Só fica a autodeterminação do conjunto das populações de Palestina num Estado democrático e não racial...conforme ao mandato inicial da SDN que a ONU nunca respeitou.
Parabens por o teu óptimo blog.
Juan Domingo
Bruxelas