segunda-feira, 13 de agosto de 2007

As muitas facetas macabras do golpismo

O golpismo macabro não se contenta com o absoluto descrédito em que caiu o malfadado movimento “Cansei!”. Além de comparações sarcásticas como a feita pelo nada lulista Cláudio Lembo, que disse se tratar de um “movimento de dondocas enfadadas da vida enfadonha que levam”, o “Cansei!” também tem sido denunciado como iniciativa golpista da direita e da mídia inconformadas com o fato de Lula ser presidente do Brasil.

Por isso os golpistas contorcem-se para inventarem novas e novas formas de conquistar a simpatia popular. Mas tem sido difícil.

Neste último final de semana, por exemplo, foi lançado em Porto Alegre, no tradicional Brique do Parque da Redenção, o “Movimento Luto Brasil”, a versão gaúcha do “Cansei!” da elite paulista. Tal movimento surge com a indelével torpeza da direita: apócrifo, sem identificação de autoria, mas escorado no envolvimento genérico de familiares das vítimas ou de pessoas condoídas com a tragédia.

Também sob o pretexto da tragédia do avião da TAM e da suposta solidariedade com os familiares das vítimas, o punhado de manifestantes alardeava a defesa da mesma pauta lacerdista do “Cansei!”.

O manifesto distribuído pelos “enlutados” começa com o seguinte absurdo: “Bombas explodem pelo mundo, aviões explodem no Brasil. A insegurança é crescente entre nós. Os cidadãos têm medo de sair de casa, pois a morte espreita a todos. Em vez de podermos trabalhar, passear e amar tranquilamente, estamos sempre a espreita de que algo ruim possa acontecer. Pais não dormem enquanto seus filhos não chegam. Será que tudo isto é normal? Será que a normalidade do medo tornou-se algo natural?

Só esqueceram de culpabilizar o Lula pela crise das bolsas de valores no mundo e pela queda da ponte ocorrida nos Estados Unidos alguns dias atrás.

******

Ainda que seja uma iniciativa de credibilidade zero e de autoria desconhecida, o jornal Zero Hora não perdeu a ocasião de repercutir a manifestação na edição de hoje, 13/08/2007.

E o fez com um “jornalismo” de técnica e ética duvidosas. Na página 28 do jornal, no corpo do obituário comentado e biografado que faz a cada leva de vítimas identificadas e enterradas, Zero Hora menciona o lançamento do “Movimento Luto Brasil”.

E ilustra a página com a maior fotografia de todo o obituário comentado. Uma fotografia, ao que se percebe, tirada de aparelho celular e não de câmera fotográfica profissional ou mesmo amadora de boa qualidade, como se recomendaria à cobertura fática dos acontecimentos. Tudo para garantir a divulgação do faccioso e inexistente.

É impressionante como a direita e sua mídia golpista conseguem fabricar clima de terror e pânico na sociedade para desestabilizar e derrubar governos. Nem Zé do Caixão faria tanto.

3 comentários:

Claudinha disse...

Mas que coisa mais ridícula!!! Depois dos cansadinhos, os enlutados. Com direito à pauta na ZH.
Bah, acho que outro movimento que ganhou impulso no mesmo local, está na hora de ser retomado... Este sim, cidadão, anti-golpista e, por isso mesmo, sem pauta na ZH. ZERO FORA SEMPRE E CADA VEZ MAIS!!!!

Eugênio Neves disse...

Além de ridículo, é retardado, pois inicia no apagar das luzes do "Cansei". Eles não devem ter lido a repercussão dessa falcatrua junto à direção internacional da Philips.

Gilson Raslan disse...

Estranho nesses movimentos dos CANSADOS e dos ENLUTADOS é que ninguém fala nos 433 bilhões de reais que os grandes empresários corruptos surrupiaram do erário, sonegando impostos.
Também pude, são eles os organizadores desses movimentos golpistas!